Health Connection

Em termos práticos, os quiropráticos têm como principal preocupação a localização, análise e correção de subluxações vertebrais. Uma subluxação vertebral é uma alteração complexa funcional e/ou estrutural e/ou patológica de uma articulação que compromete a integridade neural e pode afectar a função do sistema de órgãos e a saúde em geral. Utilizando um conjunto de procedimentos únicos e altamente refinados, o quiroprático examina a coluna vertebral do paciente quanto a quaisquer desalinhamentos ou movimentos deficientes ou outras anomalias (subluxações vertebrais). Se forem detectadas quaisquer subluxações ou outras anomalias, o quiroprático, regra geral, aplicará uma pressão suave de uma forma corretiva à área da coluna afectada. Os quiropráticos usam muitas técnicas especializadas para identificar e corrigir estas anomalias e optimizar a saúde como um todo. Para além das técnicas de ajustamento da coluna, são também frequentemente empregues técnicas de tecidos moles, tais como massagem, aconselhamento em matéria de alimentação e nutrição, exercício e programas de modificação de estilo de vida.

Na Health Connection tem a garantia de que os nossos quiropráticos têm a formação adequada e são credenciados com as respectivas licenças, ao contrário de muitos outros quiropráticos que exercem a atividade. Selecione cuidadosamente o seu quiroprático avaliando as suas qualificações com base nos seguintes critérios:

1 - A quiroprática está sujeita a regulações?

Nos Estados Unidos os quiropráticos têm de ser portadores de licenças profissionais, o que requer de 2 a 4 anos de uma primeira fase de ensino universitário, e numa segunda fase o curso superior de quiroprática de 4 anos juntamente com a aprovação em diversos exames de nível nacional e para a ordem de quiropráticos.
Na Europa o Conselho Europeu para o Ensino da Quiroprática (European Council on Chiropractic Education) é a instituição responsável pela acreditação. Até à data não existem universidades acreditadas para o ensino da quiroprática em Portugal.

2 - Educação e formação quiroprática

Os programas de quiroprática nos Estados Unidos são acreditados pelo Conselho para o Ensino da Quiroprática (Council on Chiropractic Education). A maior parte dos candidatos são detentores de uma licenciatura universitária (cerca de 2020 horas de sala de aula), o que pode eventualmente tornar-se no pré-requisito mínimo para entrada. Deste currículo fazem parte disciplinas como língua inglesa, ciências sociais ou humanas, química orgânica e inorgânica, biologia, anatomia, física e psicologia.

Os programas de quiroprática requerem um mínimo de 4.200 horas de ensino em sala de aula, laboratório e experiência clínica. Durante os primeiros 2 anos, a maioria dos programas de quiroprática destacam o ensino teórico e o trabalho em laboratório em ciências como anatomia, fisiologia, saúde pública, microbiologia, patologia e bioquímica. Os últimos 2 anos do curso têm como foco a manipulação e o ajustamento da coluna e desenvolver experiência clínica em diagnóstico físico e laboratorial, neurologia, ortopedia, geriatria, fisioterapia e nutrição. Os programas e instituições de quiroprática conferem o grau de Doutor de Quiroprática (D.C.).

As faculdades de quiroprática oferecem também formação pós-doutoramento em ortopedia, neurologia, lesões desportivas, nutrição, reabilitação, radiologia, consultoria industrial, medicina familiar, pediatria e ciências quiropráticas aplicadas. Após concluída toda a formação, os quiropráticos podem submeter-se a exames de especialização para obterem o estatuto de “diplomados” numa determinada especialização. Os exames são administrados por comissões de especialização quiroprática.

3 - Licenças de Quiroprática

Nos Estados Unidos, todos os estados e do Distrito da Columbia regulam a prática de quiroprática e concedem licenças a quiropráticos que satisfazem os requisitos educativos e de exames estabelecidos pelo respectivo estado. Os quiropráticos podem exercer apenas nos estados nos quais são portadores de licenças. Alguns estados têm acordos que permitem aos quiropráticos credenciados num determinado estado obter uma licença noutro estado, sem se submeterem a exames adicionais, desde que as suas credenciais educativas, exames e prática estaduais satisfaçam as especificações do estado.

Para a obtenção de licença, a maior parte das comissões de licenciamento reconhecem parcial ou integralmente o exame de quatro partes administrado pela Comissão Nacional de Examinadores de Quiroprática. Os exames estaduais podem complementar os exames da Comissão Nacional, consoante os requisitos do respectivo estado. Todos os estados requerem a conclusão de um número específico de horas de formação contínua avançada, anualmente, para atualizar e manter a licença. As associações de quiropráticos e programas e instituições de quiroprática credenciados oferecem programas de formação contínua avançada.

Contactos

Contacte-nos

Contactos e horários

Horário de Atendimento

De Segunda a quinta-feira das 8:00 às 17:00

(+351) 214 101 429

(+351) 915 007 090

geral@saudecoluna.com

   

Localização

Av. José Gomes Ferreira, Ed. Atlas I, Miraflores
GPS 38.7149, -9.2302

Referências
Entre o Homes Place de Miraflores a o estacionamento da Carris, ao pé do centro de inspecções, no prédio da Oney.

Chegar de Autocarro
Carris: 748, 751, 201, 202, (a menos de 50 m)
750 (a 300 m)

Vimeca:
10 (a menos de 50 m)